Espera sua vez, monstro!  

Posted by .::Bio::. in , , , ,



Era uma vez um grupo de aventureiros, eles eram apenas aprendizes mas, tinham muita coragem e determinação. Saíram por aí em busca de aventuras rentáveis e perigos para enfrentar. Econtraram muitos deles, começando por kobolds, eram muitos, as lutas árduas, afinal esses monstrinhos se proliferavam e "oh, como eram traiçoeiros!" diziam eles.

O grupo então foi ficando mais forte, apanhando e aprendendo a bater, ficando mais inteligentes, ágeis, fortes, valentes e preparados, não eram mais aprendizes, já enfrentavam bando de orcs, quase exercitos desses monstros repugnantes. Estranhamente não havia mais Kobolds em seu caminho.
Como o tempo foi passando eram algora mestres da espada, clérigos de alto escalão, feiticeiros poderosos, ladinos aldaciosos. Eles eram a elite do que se pode chamar de aventureiro. Encontraram medusas, vampiros, demonios, minotauros e outras aberrações da natureza durante sua jornada. Estranhamente não havia mais orcs em seu caminho.
Com toda essa jornada eles foram se tornando lendários, todo mundo conhecia seus feitos, tinha histórias para contar sobre aquele grupo de heróis, eram agora aclamados, seres poderosíssimos, donos do poder e da verdade. Tratavam diretamente com os deuses de seu universo e para os reles mortais, eram quase divindades. Estranhamente não havia mais medusas, vampiros, demônios, minotauros e outras aberrações em seu caminho.



Bela história, não acham?

Eu acho, só que tem uma coisa errada aí. Os monstros mais fortes estavam hibernando? Só nasceram quando alguém mandou? Saíram de seus ovos quando viram níveis surgindo? Ou estavam assistindo novela das 8 até que os aventureiros ganhassem níveis suficiente para enfrenta-los?
Engraçado como as coisas acontecem, no RPG é assim, e ninguém pergunta o porquê.

O mestre é pago(ele é?!?) para criar desafio para os jogadores de forma que eles consigam superar, nem tão fracos que fique monótonos, nem tão forte que resulte em morte certa. Mas é dever dele também criar um mundo consistente e intrigantemente bem argumentado. Só porque os jogadores tem nível baixo quer didzer que o mundo não tem leões? Quando o nível deles aumenta, todos os ratos do planeta desaparecem? Se escondem na cozinha dos programas culinários da TV? Ah, fala sério! Isso é completamente sem sentido!
Então os mestres de jogo vão poder enxer todas as aventuras com os monstros mais grotescos que encontrar em livros mesmo que o grupo morra no primeiro desafio? Claro que não, os desafios que os jogadores DEVEM enfrentar vão continuar tendo um desafio de acordo com suas capacidades, mas se a turminha tá andando por aí procurando uma taberna pra se reabastecer de cachaça e contar seus feitos e encontram um urso marrom com 3m de altura tirando mel de uma colmeia na beira da floresta... o que lhes obriga a enfrentar o urso? (Dica, se o grupo for iniciante, nem experimente, além de mel ele come carne de aventureiro!). Vai entrar em um covil com uma serpente gigante pra roubar um ovo? Não precisa matar a cobra(se conseguir), apenas não seja comido!

Uma lição que TODO jogador tem que aprender é que há horas para lutar e horas para fugir, se entregar, se esconder, se subjulgar, disfarçar, etc. Não precisa sempre enfrentar tudo o que se mexe. Já pensou o grupo enfrentando a mulher-melancia dentro da taberna só porque ela mexe bonitinho? fala sério!

Muitos jogadores vão dizer "é que meu personagem é corajoso!", e eu digo "há muita diferença entre coragem em burrice!". Encontre o cara mais corajoso que você conhece, leve-o até uma estrada movimentada e aponte e diga para ele "pare esse ônibus que está vindo com a testa". Preciso dizer onde ele vai mandar você enfiar o dedo que apontou?!?

Outros dirão "estou no jogo é pra matar mesmo", eu perguntarei "quando você sai a noite para beijar na boca, tu sai beijando homem, mulher, papagaio, cachorro, poste e cobrador que encontra no caminho?" (se a resposta for sim, desculpe, não precisa continuar lendo).
Alguns ainda insistirão "mas Bio, o FdP xingou minha mãe", eu direi "o nosso ex-presidente FHC xingou todos os brasileiros de vagabundos e eu não vejo ninguém dando voadora nele no meio da rua", e fala sério, quem não foi xingado quando criança pelo encrenqueiro da escola e ficou quieto, porque viu que ele era maior e mais forte? (se gritar "EU", leva porrada!)
Então meus caros, aviso logo, eu colocarei monstros de todo o tipo no nosso mundo, grandes, pequenos, fortes, fracos, feios, mais feios ainda, brutais, assassinos, violentos, estupradores, padres pedófilos, pastores picaretas, homens pretos que ficaram brancos e com cara de mulher, mulheres gritando por chips de celular e até mesmo menininhas estranhas que apresentam programa SBT. Eles existem, estão lá, você pode mexer com eles ou não, pode bater ou correr, pode o que quiser... mas não diga que não avisei.

Aconselho todos a aceitarem que os kobolds não vão se matar tomando coca-cola com mentos só porque você ganhou nível e os dragões vão fazer surubas para procriação só porque agora você já tem um mínimo de chance de derrota-los em uma batalha. Alooow acorda, o mundo continua existindo, seu personagem mate lobisomens ou morra pra uma ovelha fofinha de lã rosa... tanto faz.

-----------------------------------------------------------------------------------
Blog: http://furyanos.blogspot.com/

This entry was posted on quarta-feira, 30 de setembro de 2009 at 03:52 and is filed under , , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

0 comentários

Postar um comentário